terça-feira

A extracção e composição dos medicamentos de fitoterapia é sujeita a um processo de controlo de qualidade rigoroso que começa na cultura da planta, que acontece numa região sem poluição, com clima e solo adequado. A parte activa da planta – que pode ser nas raízes, partes aéreas, folhas ou flores – reúne, em quantidades bastante reduzidas, as substâncias curativas, ou seja, onde se encontram concentradas as propriedades terapêuticas. A extracção destas substâncias segue cinco etapas específicas para se conseguir o efeito terapêutico desejado: criotrituração, extracção por solvente específico, concentração, secagem por vácuo e encapsulação.


  • CRIOTRITURAÇÃO - consiste na pulverizaçao da parte activa da planta seca, num ambiente muito frio, sob azoto líquido (gás inerte) a 196ºC negativos,h  até ficar reduzido a um pó muito fino e perfeitamente homogéneo, que permite obter uma actividade óptima e regular: o PÓ INTEGRAL CRIOTRITURADO.


E PORQUÊ UM AMBIENTE FRIO ? ?
A trituração clássica provoca a libertação de calor que vai destruir numerosas substâncias presentes na planta, que são sensíveis ao calor. Com a criotrituração, a integridade de todos os compostos activos é preservado, assegurando nas cápsulas finais o máximo de eficácia terapêutica.

  • EXTRACÇAO POR SOLVENTE

Solventes: clorofórmio, acetona, dissulfeto de carbono, álcool puro e água.
A extração líquido-líquido é uma técnica em que uma solução aquosa é colocada em contato com um segundo solvente orgânico imiscível com o primeiro solvente, a fim de colocar a transferência de um ou de mais de um soluto para o segundo solvente.
Esse tipo de extração é utilizado na quimica orgânica, para separação, purificação e concentração de certas substâncias de misturas que ocorrem na natureza. Esse método está baseado na propriedade física da substância: a solubilidade.

Pode-se usar o método da extração com solventes para se extrair cafeína do café e das folhas de chá, essências aromáticas das flores ou o açúcar da cana de açúcar.
                                                                                                                                                                                    Daniela Dias

Sem comentários: