terça-feira

A Erva-de-São-Roberto, também chamada de gerânio, é uma erva frequentemente espontânea em muitos jardins, matas e caminhos.

O seu nome tem várias origens, sendo que alguns dizem que o restritivo específico "robertianum" vem de uma adulteração da palavra "rupertianum", que evoca o nome de S.Roberto que consequentemente, foi quem descobriu algumas das propriedades da erva. Há ainda quem afirme que esta designação vem da palvra "ruber" que significa vermelho, uma vez que os caules desta planta possuem tons geralmente avermelhados.

É uma planta anual ou bienal, que geralmente seca após a floração. Pode ser utilizada seca ou verde, sendo que o seu efeito é mais eficaz quando ainda se encontra verde.

É bastante boa para ajudar no tratamento do cancro (facto que é confirmado em diversos livros). Em tempo misturava-se a erva com ovos e dava-se aos doentes (esta receita é também menciaonda por José Salgueiro no seu livro). Há ainda no povo, nomeadamente nas aldeias mais pequenas de Norte a Sul, quem refira que compressas mergulhadas numa infusão desta erva, são óptimos para tratar de feridas cutâneas

Segundo o livro de José Salgueiro, possui propriedades adstringentes, antidiarreicas e vulneráveis. É utilizada no tratamento de úlceras de estômago e do duodeno, tudo isto em forma de infusão.

Para os males de garganta e boca, pode ser usada em gargarejos.
 
Diana Falcão

Sem comentários: