Biopesticida a partir de URTIGAS:
Extracto fermentado de Urtiga:
"1kg de urtiga para 10 lts de água (de preferencia da chuva).Esmagar a urtiga o mais possivel.misturar com a água num recipiente de plastico ou vidro escuro (a luz altera as qualidades do extracto.Tapar o recipiente. Deixar fermentar durante 2/3 semanas. O tempo de fermentação é variável, dependendo, principalmente, da temperatura ambiente. Eu utilizo um processo que funciona bem. Retiro uma folha da urtiga e comprimo-a entre os dedos. Se a materia verde da folha se soltar facilmente das nervuras é sinal que a fermentação está a chegar ao fim.
Como a fermentação liberta bolhas, outro método é verificar o fim da libertação. Quando isso acontecer, o extracto está pronto.Deve-se ter o cuidado de misturar, com uma vara, todo o composto, de tempos a tempos.Quando cessa a fermentação, filtra-se o líquido com um pano. Eu utilizo manta térmica. O extracto pode ser guardado durante aproximadamente 6 meses.Como adubo líquido usa-se diluido em água a 20%. Fortifica a planta e estimula a flora microbiana do solo, melhora a função clorofilina. Reforça as defesas imunitárias da planta. Favorece o enraizamento e a germinação de sementes. Como bioinsecticida usa-se diluido em água a 10% em plantas de pequeno porte (aromáticas, por exemplo) e puro em arbustos de médio porte e em árvores.
É eficaz na eliminação de pulgões verdes e negros e no pulgão lanígero. Também contra a cochonilha e os ácaros. Deve ser aplicado com pulverizador.Outro método de obtenção de bioinsecticida de urtiga, em situações de emergência, é, sobre 1kg de urtiga bem triturada, deitar 10 lts de água fria. Levar ao lume e desligar assim que surgirem as primeiras bolhas da ebulição. Colocar uma lampa no recipiente e reservar durante 12 horas. Filtrar. Aplicar, pulverizando, com uma diluição em água de 10%. O bioinsecticida obtido através deste processo não deve ser guardado. Apenas pode ser conservado num frigorifico durante alguns dias.Apenas um senão: o extracto fermentado de urtiga cheira terrivelmente mal...Os restos da urtiga retirados depois da filtração, funcionam como um óptimo acelerador de compostagem."
Diana Falcão