quarta-feira


As plantas exercem funções importantíssimas

para além de:


  • purificarem o ar atmosférico
  • servirem de alimento para assegurar o desenvolvimento e crescimento dos indivíduos


também:

  • servem para curar doenças
  • servem para desintoxicar o corpo de substâncias nocivas

Formas de utilizar as plantas como remédio:

Tisana – cozimento de plantas medicinais, corresponde ao chá de ervas medicinais. Existem três métodos genéricos de preparar tisanas: infusão, decocção e maceração. Todos este métodos têm em comum a utilização da água para extrair os produtos medicinais.

Infusão – consiste em verter água a ferver sobre as plantas medicinais, tapar o recipiente para não se perderem as essências voláteis e deixar em repouso durante 10 minutos. Técnica ideal para utilizar as partes delicadas de uma planta: folha, flores e caules tenros.

Decocção – é o cozimento: junta-se a planta e a água ao mesmo tempo num recipiente e deixa-se a ferver 15 a 30 minutos. A decocção é particularmente indicada para preparar tisanas das partes duras das plantas: raízes, cascas, sementes e rizomas, os quais, pela sua dureza, necessitam de manter-se em ebulição para libertar os seus princípios activos. Este método tem o inconveniente de algumas vitaminas serem destruídas pelo calor.

Maceração – consiste em imergir uma planta em água fria durante 10 a 24 horas, para o líquido adquirir propriedades da planta. Pode-se auxiliar friccionando a planta. A vantagem da maceração é que os constituintes solúveis da planta se dissolvem na água e, ao mesmo tempo, conservam-se intactas as vitaminas e sais minerais que passaram para a água. A maceração pode ser preparada com água, azeite ou álcool e está indicada nas plantas medicinais cujos princípios activos sejam facilmente destruídos pelo calor ou sejam muito ricas em substâncias de sabor muito amargo que não passam facilmente para a água.

Daniela Dias 

Sem comentários: