Para que consigamos obter todos os benefícios de alguma planta, sem que saiamos prejudicados, Temos seguir os seguintes passos:
- Não apanhar planta alguma nas margens dos rios, nas beiras da estrada, nem perto de esgotos.
- Saber como apanhar a planta: nao retirar todas as folhas de um galho, nem retirar as cascas em redor do caule, apenas só de um lado.
- Saber quando apanhar a planta: as plantas devem ser apanhadas logo de manhã ou ao fim do dia; devem também ser apanhadas só quando começam a mostrar os órgãos reprodutores, como as flores, por exemplo.
- Saber como secar e conservar as plantas. As folhas, as flores e as raízes devem ser postas à sombra, durante 3 a 5 dias. As sementes devem ser retiradas de frutos maduros e secos ao sol. Depois de secas, ualquer parte da planta deve ser guardada num recipiente de vidro, seco, e em lugar fresco; é aconselhável verificar se existe mofo ou insectos.
- Saber que parte da planta é utilizada.
- Saber como preparar a planta (infusão, decocção, cataplasma...), bem como a quantidade.
- Saber como usar a planta (uso interno ou externo). É de notar que muitas plantas não devem ser ingeridas, sendo aconselhável apenas o seu uso externo.
- Saber que quantidade usar! Devemos informar-nos acerca da dose aconselhada e nao exceder a mesma.
- Saber a toxicidade da planta em causa. Seja qual a forma com que usemos a planta, temos que ter em conta o nosso estado de saúde, a forma com que a administramos bem como a sua quantidade.
- Saber identificar as plantas. É muito importante saber reconhecer as plantas, visto que muitas das vezes adquirem nomes diferentes consoante a respectiva região ou zona.
Daniela Jacinto
Sem comentários:
Enviar um comentário