terça-feira

Durante o período de Natal e Ano Novo, os autores de “Raízes Do Saber” irão ausentar-se para férias, e como tal desejam-lhes umas Festas Felizes.

Deixamos-lhe agora algumas sugestões para a consoada.

·         Tente confeccionar a maioria dos pratos e/ou doces, em sua casa;
·         Consulte os rótulos das embalagens e paralelamente compare preços entre produtos idênticos para escolher os alimentos mais saudáveis e mais económicos;
·         Gera a quantidade de comida que faz, para evitar comer sobras durante uma semana;
·         Coma devagar e mastigue bem os alimentos pois irá ficar saciado mais depressa e acabará por comer em menor quantidade;
·         Evite o consumo de sal e troque por condimentos e especiarias (açafrão, pimenta, cominhos, noz-moscada, cravinho, pimenta…)  e/ou ervas aromáticas ( salsa, coentros, cebolinho, tomilho, louro, orégãos, alecrim, manjericão…);
·         Acompanhe o bacalhau e o peru assado da consoada com legumes, e tempere com pouco azeite;
·         Tenha cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas, pois acrescentam bastantes calorias à refeição,
·         Coma sempre antes das refeições para não ir almoçar ou jantar com demasiada fome, ou pode também iniciar a refeição com uma sopa leve, que acabará por acalmar o apetite e saciar;
·         Nos dias seguintes às refeições mais calóricas, opte por caminhar, gastando assim parte de calorias ingeridas, que de outra forma não conseguirá gastar.
·         Opte por não comer sobremesas em demasia, comendo apenas uma de cada vez para conseguir digerir as calorias; na sua confecção:
·         Reduza as quantidades de manteiga, banha, açúcar, margarina, natas...;
·         Substitua o açúcar por adoçantes ou açúcar light; 
·         Substitua o grão e a batata-doce por abóbora;
·         Substitua as natas pela versão light, iogurte natural ou queijo batido magro;
·         Em vez de polvilhar as sobremesas com açúcar, faça-o com geleia de milho;  
·         Troque as farinhas refinadas por integrais;
·         Troque o leite gordo por magro ou de soja light;
·         Evite a fruta cristalizada, visto que é muito calórica;
·         Use canela, limão…;

E sobretudo, procure manter uma alimentação saudável durante todo o ano, de modo a que se permita a fazer algumas “asneiras” nesta época festiva.





André Lavrador, Daniela Jacinto, 
Daniela Dias, Diana Falcão

Mezinhas

 Mezinhas são ''remédios'' que eram utilizados antigamente antes de serem utilizados os medicamentos de hoje em dia. Medicamentos que nos ajudam a curar a constipação mas de forma natural, utilizando apenas os produtos da "Terra". Iremos indicar-vos uma lista de mezinhas para as dores,  constipação,  rouquidão, entre outros.

Dores de corpo:
-Chá de ferrugem:  Põe-se a ferrugem num pano e mete-se água a ferver. Depois quando estiver quase frio, bebe-se três goles.
-Pão torrado com vinagre:  Com o pão torrado, vinagre quente e vinagre de cidra, faz-se uma papa. Põe-se quente em cima da parte onde dói.

Fraqueza:
-Misturam-se nozes muito bem esmagadas com uma gema de ovo. Bate-se muito bem. Toma-se uma colher de manhã em jejum.

Constipação:  
-Chá de Poejo:  Faz-se o chá de poejo e depois adoça-se com rebuçados de mentol.
-Leite com mel:  Aquecer o leite, juntar uma colher de mel e beber quentinho ao deitar.

Para o coração:
-Chá de tília
-Chá de erva-cidreira
-Chá de flor de laranjeira

Para queimaduras:
-Juntam-se 2 ou 3 colheres de água de cal com 2 ou 3 colheres de azeite, bate-se muito bem e barra-se a queimadura.

André Lavrador

Quadros decorativos com Ervas Secas

Chá de camomila pode ajudar nos casos de diabetes

É cedo para extrapolar os resultados da pesquisa para os humanosInvestigadores japoneses e britâncos alimentaram ratos diabéticos com extracto de camomila. Os resultados foram animadores mas ainda não se sabe quais os efeitos de uma dose diária de chá nos humanos que sofrem de diabetes do tipo 2

O chá de camomila não trata a doença mas poderá ajudar a prevenir as complicações que por vezes surgem na sequência de diabetes do tipo 2 como, por exemplo, a perda de visão ou os danos causados nos rins. A conclusão, que deve ser lida com cautela, foi obtida na sequência de um estudo com ratos alimentados a extracto de camomila. Numa notícia publicada na BBC online, a equipa de cientistas relata que a dose de chá terá reduzido os níveis de açúcar e bloqueado a actividade da enzima associada às complicações das diabetes. Porém, é cedo para extrapolar os resultados da pesquisa para os humanos.

Os investigadores da Universidade de Toyama alimentaram os ratos doentes durante 21 dias e compararam os resultados com um grupo de controlo de animais diabéticos com uma dieta normal. Os registos mostram que os níveis de glicose no sangue eram significativamente mais baixos nos ratos alimentados com o extracto que aparentemente inibiu a produção de açúcar no fígado. A associação britânica da diabetes reagiu com algum cepticismo. “É preciso mais investigação antes de avançar para conclusões sobre o papel do chá de camomila no combate às diabetes e suas complicações”, referiu Victoria King à BBC online adiantando que a associação não vai, para já, recomendar aos doentes que aumentem o consumo de camomila. Em vez disso, Victoria King insiste em recomendar aos diabéticos uma dieta saudável, actividade física regular e cumprir a terapêutica prescrita pelo médico. 
in    Publico

André Lavrador

Quem vê folhas não vê efeitos

   Em paralelo com os benefícios das plantas medicinais o consumidor deve estar ciente de que existem contra-indicações relativas e efeitos secundários próprios de certas plantas. Devem, por isso, ser utilizadas com precaução e evitadas na presença de determinadas doenças e, por esta razão, teremos o cuidado de alertar-vos para esta situação.

Absinto    
   Todas as mulheres em período de gestação e em período de amamentação deve abster-se desta planta não só por riscos de aborto, mas também porque os seus princípios activos são libertados pelo leite, sendo nocivos para o bebé.
   O seu uso contínuo pode também trazer efeitos secundários como tremores, vertigens, convulsões e delírio.
Açafrão     
   Em doses elevadas torna-se uma substância altamente tóxica podendo causar abortos, transtornos no sistema nervoso central e transtornos renais.
   Deve ser evitado durante a gravidez e a amamentação

Agrião      
   Nas mulheres grávidas tem efeito abortivo.

Alcaçuz    
   É desaconcelhado para pessoas hipertensas e mulheres grávidas. Tem efeitos secundários como, inchaços nas articulações, cãibras musculares, dores de cabeça e aumento da tensão arterial.

Alho    
   Não devem ser ingeridas elevadas doses durante a gravidez e a amamentação, nem em situações de hemorragias em caso de ferimento ou durante o período menstrual uma vez que, a acção fluídificante do alho no sangue aumenta as hemorragias.

Arruda    
   Tem efeito especial sobre o útero, estimula as fibras musculares levando a contracções e ocasiona graves hemorragias que reultam em aborto. Para além disso, tem efeitos alérgicos na pele.

Camomila    
   Deve ser evitada em períodos de gestação e amamentação, por pessoas alérgicas ou asmáticas.

Canela    
   Contra-indicada se sofre de úlcera gastroduodenal uma vez que estimula a produção do suco gástrico. Tem também efeitos abortivos.

Cravinho    
   Doses excessivas têm efeito irritante no aparelho digestivo, provocando náuseas, vómitos e dores no estômago. Contra-indicado para problemas de úlcera gastroduodenal.

                                                                                                                                            Daniela Dias

Kiwi



Nesta imagem podemos visualizar um kiwi, uma fruta que é conhecida e adorado por muita gente. Esta fruta é oriunda das regiões frias e húmidas da China. Tem o nome de kiwi em homenagem ao tão pássaro da Austrália.
Esta fruta pode ser pequena, mas reserva-nos inúmeras surpresas. Dentro desta fruta pequena e oval, de casca castanha felpuda, existe uma polpa brilhante, semi-translúcida, de cor verde-esmeralda, salpicada com alguns nervos brancos dispostos de forma concêntrica e pequenas sementes pretas.
Agora falando dessas surpresas, todos nós, no geral, pensamos que a laranja e o limão são dos frutos que têm mais vitamina C, não nos enganamos, mas sabia que numa porção idêntica entre a laranja e o kiwi, o kiwi tem três vezes mais a quantidade de vitamina C?

É verdade que o kiwi e uma excelente fonte de vitamina C, contendo em 78g de polpa, isto é cerca de 90% da dose diária recomendada (D.D.R). Nessa mesmas 78g de polpa, o kiwi tem aproximadamente 2.60g de fibras, 252.32mg de potássio, e ainda 0.85mg de vitamina E. 

Existem ainda outros nutrientes num kiwi, relacionados na seguinte tabela, com a quantidade, a D.D.R e a classificação.

Nutrientes
Quantidade
D.D.R (%)
Classificação
Vitamina C
57.00 (mg)
90
Excelente
Vitamina E
0.85 (mg)
4.3
Bom
Fibras
2.60 (g)
10.3
Muito bom
Potássio
252.32 (mg)
7.2
Bom
Magnésio
22.80 (mg)
5.7
Bom
Cobre
0.12 (mg)
6.0
Bom
Manganésio
0.08 (mg)
4.0
Bom

E as surpresas não ficam por aqui! O kiwi tem benefícios para as pessoas com anemia e  arteriosclerose. Como o kiwi tem uma quantidade muito boa de fibras, pode se dizer também que facilita a prisão de ventre e estimula a defesas anti-infecciosas.
André Lavrador

Fruta da Época

Todos nós sabemos os benefícios que a fruta nos tráz, porém nem sempre a consumimos nas quantidades adequadas. Ao aumentar o seu consumo, poderíamos reduzir o risco de doenças cardiovasculares e o aparecimento de diabetes, colesterol, osteoporose, melhorar o funcionamento intestinal, etc, visto que a fruta é pobre em calorias, sal e gorduras e, rica em fibras e nutrientes. Assim, para uma alimentação que nos seja mais benéfica, devemos preferir a fruta "natural" em prol da fruta enlatada, e mesmo assim, devemos comê-la em vez de saboreá-la em sumos naturais visto que o teor de fibras que se obtém é maior.
Contudo, existem pessoas que, erradamente, consomem o mesmo tipo de fruto durante todo o ano, devendo eleger a fruta consoante a época. Sendo assim, como estamos no outono, o facto de as temperaturas serem amenas e as folhas serem trocadas torna-se propício ao aparecimento de frutas mais variadas, que nos trazem vantagens à saúde, tais como:


  • Abacate
Devido ao facto de ser rico em vitamina C, o abacate fornece bastante elasticidade à pele e, devido às gorduras monoinsaturadas que possui é excelente para baixar os níveis de colesterol. A vitamina B, o magnésio e o ferro fazem também parte da sua composição, das quais beneficiam o sistema imunitário, as glândulas endócrinas, bem como os ossos e os dentes. 

  • Banana
Conhecida por fornecer Potássio essencial para regular a hipertensão arterial, fornece também quantidades consideráveis de vitaminas B e C. Ajuda no sono e também no controlo da diarreia.

  • Goiaba
Rica em vitaminas A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis, a goiaba ajuda a combater infecções e hemorragias, fortalece os ossos, dentes e o miocárdio. Esta fruta auxilia também na cicatrização da pele e retarda o envelhecimento; regula os sistemas digestivo e nervoso, e fornece uma maior quantidade de energia.

  • Laranja
Devido à grande quantidade de vitamina C, esta fruta torna o organismo resistente às infecções. Fazem parte da sua composição minerais como o fósforo, o potássio e o cálcio que combatem alergias e o stress, ajudam na diminuição do colesterol e, têm ainda, propriedades cicatrizantes.


  • Limão
Devido à grande quantidade de vitamina C bem como o seu alto teor de sais minerais, funciona como antioxidante, ajuda na cicatrização de feridas e fortalece a imunidade e a parede dos vasos sanguíneos; é também um anti-séptico é utilizado para tratar infecções das vias respiratórias. O limão também dissolve e extrai fungos e abcessos, e estimula o fígado.

  • Maçã
A maçã faz com que o organismo gaste energia de forma eficiente e expele o colesterol e as toxinas do do mesmo, devido à pectina; estimula também os rins e o fígado, e funciona como anti-inflamatório das doenças cardiovasculares. Esta fruta possui igualmente vitaminas B1 e B2, ferro e magnésio, niacina e quercetina.


  • Pêra
Da composição desta fruta, fazem parte as vitaminas A, B1, B2 e C, o sódio, o potássio, o cálcio, o fósforo, o enxofre, o magnésio, o silício e ferro, a niacina, o sódio e algumas fibras que podem ser utilizadas contra a prisão de ventre e inflamações intestinais e da bexiga; ajuda também no crescimento e fortalecimento dos ossos e dentes.

Daniela Jacinto

Comentário de Imagem - Não se esqueça da Romã!


Hoje em dia, cada vez mais as pessoas compreendem os benefícios dos frutos vermelhos, bem como se vêem inúmeros anúncios televisivos alusivos a marcas de sumos ricos em antioxidantes. Dentro dos diversos frutos vermelhos existentes encontram-se a amora, o morango, a framboesa, a romã, entre outros. Mas será que os ouvintes de toda este propaganda reflectem acerca da informação fornecida, ou apenas se limitam a "respeita-la", ingerindo sumos que pensam conter mais benefícios do que realmente têm?

A romã, por exemplo, é uma óptima alternativa. As pessoas, afogadas em reclames acerca dos produtos existentes nos supermercados, esquecem-se que as frutas ao natural reúnem todos os benefícios, sem os típicos constituintes químicos adicionados pelas fábricas.

Assim, antes de se deixar influenciar pela propaganda existente, passe pela parte da fruta e recolha alguma, vai ver que encontra uma vasta selecção frutos deliciosos e fundamentais à nossa saúde, bem como inúmeras maneiras de os consumir ao natural!

NÃO SE ESQUEÇA, A NATUREZA DISPÕE DE UMA INFINITA RIQUEZA NATURAL , QUE NOS PERMITEM DISPENSAR DOS PRODUTOS QUÍMICOS QUE NOS FAZEM TANTO MAL, E AOS QUAIS NOS COMEÇAMOS A HABITUAR, ERRADAMENTE!

Diana Falcão e Daniela Dias


Listagem de plantas aromáticas e medicinais

É tendo em conta a seguinte lista, que iremos seleccionar um determinado número de plantas aromáticas e /ou medicinais e, posteriormente, a sua descrição, utilização, bem como os benefícios que nos trazem. 
Com as plantas seleccionadas iremos também realizar algumas experiências e concluir os efeitos que estas provocam sobre um certa população de leveduras, bem como a elaboração de um herbário virtual.





Aromáticas:

  • Alecrim
  • Funcho
  • Salva
  • Salsa
  • Alho roxo
  • Hortelã
  • Louro
  • Cominhos
  • Cravo-da-India
  • Malva
  • Noz-moscada
  • Manjericão
  • Colorau
  • Erva-de-São-Roberto

Medicinais:

  • Abrótea
  • Alcachofra
  • Alecrim
  • Amendoeira
  • Alfarrobeira
  • Alfavaca-de-cobra
  • Arrudia
  • Avenca
  • Barragem
  • Catacuzes
  • Cenoura
  • Chá-do-medo
  • Chapeuzinhos
  • Cardo Mariano
  • Carqueja
  • Diabelha
  • Erva-alcar
  • Erva-de-Santa-Maria
  • Erva-de-São-Roberto
  • Erva-da-inveja
  • Erva-Formigueira
  • Erva-das-sete-sangrías
  • Erva-montã
  • Erva-pinheirinha
  • Erva-pobrezinha
  • Erva-terrestre
  • Estevão
  • Funcho
  • Fel-do-mato
  • Freixo
  • Jambujeiro
  • Madressilva
  • Marcela
  • Medronheiro
  • Salva
  • Salsa
  • Rosmaninho
  • Giesteira-das-vassouras/ giesta-dos-jardins
  • Urze
  • Alho roxo
  • Hortelã
  • Camomila
  • Louro

  • Urtiga
  • Cavalinha
  • Cominhos
  • Cravo-da-India
  • Erva-cidreira/ melissa
  • Pau d’arco
  • Jasmim
  • Malva
  • Noz-moscada
  • Manjericão
  • Colorau
  • Zimbro
  • Tília
  • Hipericão
  • Laranjeira 


Daniela Jacinto

Ervas Aromáticas

Aqui temos um video, que mostra algumas ervas aromáticas.
O video tem os nomes comuns correspondentes a cada imagem.

André Lavrador

segunda-feira

As Ervas em geral!

Como todos sabemos, as diferente ervas podem ter utilizações muito diferenciadas, desde usos medicinais, culinária, feitiços, afrodisíacas, drogas, decorativas, perfumes, incensos, cosmética, sob a forma de infusões, temperos, enfim... As ervas são um produto natural muito utilizado, não só nos nossos antepassados, como também presentemente!
Foi por este motivo que achámos interessantíssimo este tema, e que decidimos abordá-lo ao longo deste ano (2010/2011), de forma a conseguir conciliar o maior número de utilizações possíveis, de dar a conhecê-las, e de proporcionar uma maior cultura acerca de esta área, tão famosa superficialmente, isto é, no geral, mas algo desconhecida, no particular.
Criámos este blog para constituir mais uma fonte de informação, onde colocaremos notícias, vídeos, imagens, textos, curiosidades e muito mais sobre o tema. Na barra do lado direito encontrarão sites onde podem informar-se melhor, uma pequena biografia do grupo, por vezes algumas sondagens e aplicações. Esperemos que gostem, comentem, dêem a vossa opinião e implantem raízes por aqui :) !

Diana Falcão