Todos nós sabemos os benefícios que a fruta nos tráz, porém nem sempre a consumimos nas quantidades adequadas. Ao aumentar o seu consumo, poderíamos reduzir o risco de doenças cardiovasculares e o aparecimento de diabetes, colesterol, osteoporose, melhorar o funcionamento intestinal, etc, visto que a fruta é pobre em calorias, sal e gorduras e, rica em fibras e nutrientes. Assim, para uma alimentação que nos seja mais benéfica, devemos preferir a fruta "natural" em prol da fruta enlatada, e mesmo assim, devemos comê-la em vez de saboreá-la em sumos naturais visto que o teor de fibras que se obtém é maior.
Contudo, existem pessoas que, erradamente, consomem o mesmo tipo de fruto durante todo o ano, devendo eleger a fruta consoante a época. Sendo assim, como estamos no outono, o facto de as temperaturas serem amenas e as folhas serem trocadas torna-se propício ao aparecimento de frutas mais variadas, que nos trazem vantagens à saúde, tais como:
- Abacate
Devido ao facto de ser rico em vitamina C, o abacate fornece bastante elasticidade à pele e, devido às gorduras monoinsaturadas que possui é excelente para baixar os níveis de colesterol. A vitamina B, o magnésio e o ferro fazem também parte da sua composição, das quais beneficiam o sistema imunitário, as glândulas endócrinas, bem como os ossos e os dentes.
- Banana
Conhecida por fornecer Potássio essencial para regular a hipertensão arterial, fornece também quantidades consideráveis de vitaminas B e C. Ajuda no sono e também no controlo da diarreia.
- Goiaba
Rica em vitaminas A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis, a goiaba ajuda a combater infecções e hemorragias, fortalece os ossos, dentes e o miocárdio. Esta fruta auxilia também na cicatrização da pele e retarda o envelhecimento; regula os sistemas digestivo e nervoso, e fornece uma maior quantidade de energia.
- Laranja
Devido à grande quantidade de vitamina C, esta fruta torna o organismo resistente às infecções. Fazem parte da sua composição minerais como o fósforo, o potássio e o cálcio que combatem alergias e o stress, ajudam na diminuição do colesterol e, têm ainda, propriedades cicatrizantes.
- Limão
Devido à grande quantidade de vitamina C bem como o seu alto teor de sais minerais, funciona como antioxidante, ajuda na cicatrização de feridas e fortalece a imunidade e a parede dos vasos sanguíneos; é também um anti-séptico é utilizado para tratar infecções das vias respiratórias. O limão também dissolve e extrai fungos e abcessos, e estimula o fígado.
- Maçã
A maçã faz com que o organismo gaste energia de forma eficiente e expele o colesterol e as toxinas do do mesmo, devido à pectina; estimula também os rins e o fígado, e funciona como anti-inflamatório das doenças cardiovasculares. Esta fruta possui igualmente vitaminas B1 e B2, ferro e magnésio, niacina e quercetina.
- Pêra
Da composição desta fruta, fazem parte as vitaminas A, B1, B2 e C, o sódio, o potássio, o cálcio, o fósforo, o enxofre, o magnésio, o silício e ferro, a niacina, o sódio e algumas fibras que podem ser utilizadas contra a prisão de ventre e inflamações intestinais e da bexiga; ajuda também no crescimento e fortalecimento dos ossos e dentes.
Daniela Jacinto
Sem comentários:
Enviar um comentário